CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO CONHECIDOS OS COMPRIMENTOS DOS TRÊS LADOS

CONSTRUCCIÓN DE UN TRIÁNGULO CONOCIDOS SUS TRES LADOS

Constrói o triângulo [MAR], sendo AM = 4 cm, MR = 2 cm e RA = 4 cm.
Procedimentos:
a) Traça o segmento [AM], escolhendo a 3ª ferramenta, "Segmento dado um ponto e um comprimento". Clica com o botão direito do rato em cima do ponto B e faz "Renomear", alterando-o para M.
b) Escolhe a 5ª ferramenta, "Circunferência dados o centro e o raio", e clica no ponto M, marcando um raio de 2 cm. Repete o mesmo processo para o ponto A, marcando um raio de 4 cm.
c)Escolhe agora a 2ª ferramenta, "Novo Ponto", e marca o ponto de intersecção das duas circunferências e renomeia-o para R.
d) Escolhe a 6ª ferramenta "Polígono" e traça o triângulo [MAR]. Com o botão direito do rato faz "Personalizar" e melhora a tua construção.
e) Se quiseres esconder as circunferências (objectos auxiliares), clica com o botão direito do rato em cima das circunferências e faz "Exibir objecto".
f) Se quiseres marcar os comprimentos dos lados do triângulo, basta escolheres a última ferramenta "Medir distâncias" e clicar em cima de cada um dos lados.
g) Para moveres objectos, escolhe a 1ª ferramenta e arrasta os objectos seleccionados.
Construye un triángulo [MAR], siendo AM = 4 cm, MR = 2 cm e RA = 4 cm.
Procedimiento:
a)
Traza el segmento [AM], escoge la 3ª herramienta, "Segmento dados un punto extremo y su longitud". Clica con el botón derecho encima del punto B y renómbralo como M.
b) Escoge la 5ª herramienta, "Circunferencia dados su centro y radio", clica en el punto M, marcando um radio de 2 cm. Repite el mismo procedimintoe para el punto A, marcando un radio de 4 cm.
c)Escoge ahora la 2ª herramienta, "Nuevo Punto", y marca el punto de intersección de las dos circunferencias nombrandolo como R.
d) Escoge la 6ª herramienta "Polígono" y traza el triángulo [MAR]. con el botón derecho del ratón elige "P" y mejora tu construcción.
e) Si quieres esconder las circunferencias (objetos auxiliares), clica con el botón derecho encima de las circunferencias y desmarca  "Muestra Objeto".
f) Si quieres que aparezcan las medidas de los lados del triángulo, basta que tomes la última herramienta "Medir distancias" y clicar encima de cada uno de los lados.
g) Para mover objetos, escoge a 1ª herramienta y  arrasta los objetos seleccionados.

É fácil perceberes a partir desta construcção que dois triângulos são iguais se os três lados de um são iguais aos três lados do outro.
O que acabei de refererir é o 1º caso de IGUALDADE DE TRIÂNGULOS.

Es fácil percebir a partir de esta construcción que dos triángulos son iguales si los tres lados de uno son iguales a los tres lados del otro.
Este es el 1er. caso de IGUALDAD DE TRIÁNGULOS.